5 cuidados com a pele que você deve ter diariamente

230


Mores, vocês provavelmente já sabem, mas vale reforçar: mais vale uma rotina de cuidados com a pele do que tratamentos caríssimos mais para frente. A gente sabe que bate aquela preguiça, mas juro que tomar cuidados simples faz muita diferença daqui a alguns anos.

Por isso mesmo, vou ensinar 5 hábitos e dicas que você pode colocar em prática, independentemente do seu tipo de pele. Quer ver? É só acompanhar.

1 – Limpe a pele e remova toda a maquiagem ao fim do dia

Eu sei, às vezes só o que a gente quer é cair na cama ou assistir um Netflix. Mas a limpeza é um dos cuidados com a pele mais importantes de nossa lista.

Isso porque, além da maquiagem, que por si só obstrui os poros, há muita poluição no ambiente. Principalmente para quem mora em cidades grandes, os resultados são agentes oxidativos agindo em sua pele (para o mal, viu?).

Então, ao fim do dia, você pode adotar o sabão em mousse ou espuma, que promovem uma limpeza menos agressiva. Não só isso, como também são opções que deixam a pele menos ressecada.

Mas tudo bem, sei bem que não é todo dia que você vai ter paciência. Então, pode adotar os milagrosos lenços removedores. Só vamos combinar uma coisa: prefira aqueles com substâncias calmantes ou hidratantes em sua formulação. Vem tudo detalhadinho na embalagem!

2 – Use protetor solar

Falando em cuidados que você já cansou de ouvir, mas ainda assim não coloca em prática, temos o campeão: usar um bom protetor solar. Mas você sabe o porquê? No Brasil, os efeitos nocivos da radiação solar são bastante comuns: manchas, envelhecimento precoce e até mesmo câncer de pele.

Um protetor solar é capaz de amenizar esses efeitos em nossa pele. Aliás, ele deve ser utilizado até mesmo em dias nublados. Afinal, as nuvens barram somente 10% da radiação ultravioleta. Ou seja, a queimadura solar acontece da mesma forma, assim como seus efeitos malignos.

Hoje em dia, não tem desculpas. Você pode tanto escolher um protetor solar com cor, que funciona como base, como também adotar um BB ou CC cream com proteção solar, dependendo de seu FPS. Bela e pronta pro combate!

3 -Evite banhos muito quentes

Quando a temperatura cai, é tentador tomar um banho quentinho. Mas a verdade é que isso pode retirar parte da barreira protetora da pele. No rosto, ainda pior: com o tempo, o corpo entende que a pele está desprotegida e passa a produzir mais sebo. Assim, ficará oleoso, mesmo que desidratado.

Esse hábito pode deixar a pele com aspecto craquelado e facilitar a formação de placas vermelhas. Portanto, dê preferência para a água morna!

4 – Adote um hidratante para seu tipo de pele

Um dos grandes erros de quem tem pele oleosa é achar que não precisa passar hidratante ou que o produto pode ser prejudicial. Bom, não é bem assim. A hidratação evita muitos problemas, como a descamação, o envelhecimento precoce, irritações e infecções.

Afinal, ela é responsável por manter o brilho e a beleza da pele, blindando a camada de proteção cutânea.

Quem tem a pele oleosa pode recorrer a produtos oil-free, feitos à base de água. Dessa forma, não corre o risco de aumentar a oleosidade.

Também se deve ingerir, no mínimo, dois litros de água, para garantir a hidratação de dentro para fora. Mas isso anda mais fácil de controlar ultimamente, é só baixar aquele app esperto que pode mandar notificações.

5 – Utilize produtos para tratamento durante a noite

Além de ser o período em que finalmente podemos descansar, a noite permite que alguns tratamentos faciais funcionem melhor e tenham tempo para agir na pele. Os cremes anti-idade, por exemplo, têm melhor ação nesse período, pois costumam ser mais fortes e podem deixar a pele manchada com a exposição solar. A partir dos 25 anos de idade, seu uso é indicado para manter longe as linhas de expressão, manchas e rugas.

Esses são só alguns dos cuidados com a pele que você precisa ter. É importante, ainda, esfoliar uma vez por semana e descobrir aqueles produtos que funcionam para você.

Tem mais alguma dica que não pode ficar de fora? Conta pra gente nos comentários!

Comentários